Páginas

Quem Somos


Inicio > Quem Somos

Somos o observatório Soberania Ambiental (Ob.SobAmb)

O Ob.SobAmb é ferramenta aglutinadora de dados de nossa região. Nos propomos reunir as informações socioambientais de nossa área de abrangência, coletando, tratando e disponibilizando-as de forma prática com livre acesso a todos através de nosso sítio.

As informações em geral estão muito pulverizadas, registradas em acessos próprios, e por vezes de acesso restrito. Utilizando-se das atribuições de um observatório, vimos a aglutinar essas informações em espaço comum, buscando aproximar a sociedade da visão do todo, necessária a compreensão de nosso complexo ambiente.

Compreendemos o homem como parte importante do processo de desenvolvimento ambiental, como parte integrante e ao mesmo tempo modificadora.

MISSÃO
Informar a sociedade acerca do ambiente de nossa área de abrangência, visando a promoção do bem estar social através do desenvolvimento sustentável, bem como municiar de dados os gestores ambientais desenvolvedores das políticas, deliberações e intervenções ambientais locais, regionais e de outras níveis.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA
Nossas ações serão desenvolvidas de forma continuada tendo como base suas unidade de planejamento: a região hidrográfica IX - Baixo Paraíba do Sul - estado do Rio de Janeiro; e os territórios Norte e Noroeste Fluminense do programa "Territórios da Cidadania" da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário) totalizando vinte e quatro municípios

Os municípios adjacentes estão inclusos na área de atuação como foco secundário das ações, com exceção das circunstâncias ambientais que for requerido informação.

Municípios:



OBJETIVOS
Geral

Através de dados ambientais organizados e disponibilizados trazer a sociedade a compreensão do nosso ambiente, incluindo nossa presença como parte dele

Específicos

1) Coletar, tratar, compilar dados ambientais locais, regionais, estaduais e da União referente a região em estudo.
2) Analisar de forma coerente as informações, apresentando, quando possível debate justo relacionado as questões ambientais.
3) Compilar as informações dispersas nas diversas fontes num único sítio, proporcionando a análise holística e transdisciplinar que a matéria ambiental nos exige.

TEMAS PROPOSTOS
1) Legislação Ambiental;
2) Ecossistemas;
3) Cobertuta vegetal
4) Unidades de conservação
5) Recursos hídricos;
6) Políticas públicas;
7) Educação Ambiental
8) Gestão ambiental
9) Iniciativas de sucesso;
dentre outros.

COORDENAÇÃO
Coordenação Geral

Marcelo dos Santos Ferreira
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com experiencia em gestão de recursos hídricos

Coordenação Executiva

ONG Ecoanzol - Luiza Figueiredo Salles

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário