Páginas

14 de março de 2016

Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul - SRH PS



O Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul SRH-PS tem como foco a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, buscando reunir técnicos, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação com trabalhos na bacia hidrográfica para, para a partir da discussão de seus trabalhos, ampliar o conhecimento sobre a bacia, além da visualização de  possibilidades de formação de parcerias interinstitucionais para subsidiar a gestão das águas na região e no país.

Promoção e Realização

O Simpósio é promovido pelo Comitê de Integração da Bacia do rio Paraíba do Sul (CEIVAP), Associação Pró-Gestão da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul (AGEVAP),  Agência de Bacia e delegatária dos comitês de bacia hidrográfica ao longo da bacia federal, e com Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), com a realização pela Rede de Ensino, Pesquisa e Educação à Distância para a Gestão das Águas na Bacia do Paraíba do Sul (REDEVALE).


Objetivos


1) Discussão de projetos de infraestrutura hídrica na bacia, seus conflitos, desafios e oportunidades;
2) Disseminação de conhecimentos técnicos e científicos para a gestão de recursos hídricos;
3) Estimular e fornecer subsídios técnicos, através da pesquisa, impactando a atuação da sociedade junto aos órgãos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos.

2ª edição (São José dos Campos/SP)

O evento ocorreu de 21 a 23 de maio de 2014 em São José dos Campos/SP com a temática principal "Transposição das águas: conflitos, desafios e oportunidades".

Foram temas secundários:

1) Monitoramento qualiquantitativo;
2) Educação ambiental;
3) Investimentos e seus reflexos na qualidade da água;
4) Integração de bacias/Pactuação de alocação de águas na bacia;
5) Pagamento por serviços ambientais;
6) Conservação e recuperação dos mananciais na bacia.

1ª edição (Resende/RJ)

Em 2008 foi realizada a primeira edição  no município de Resende/RJ. O evento contou com aproximadamente 200 pessoas entre membros de comitês de bacia, instituições de ensino e pesquisa, organizações governamentais e não governamentais, e iniciativa privada, atuantes na área de recursos hídricos na Bacia do Paraíba do Sul. 

Documentos


--
Observatório Soberania Ambiental
Nosso Ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário