Páginas

17 de março de 2016

Encontro Estadual de Comitês de Bacia HIdrográfica - ECOB



O Encontro Estadual de Comitês de Bacia HIdrográfica (ECOB) do Rio de Janeiro é promovido pelos Comites de Bacia Hidrográfica fluminenses, e realizado pelo o Fórum Fluminense de Comitês de Bacia HIdrográfica (FFCBHs)




O Fórum foi reativado em 2012, durante a Conferência das Nações Unidas (Rio + 20), o Fórum tem a missão de articular a implementação e a gestão dos Comitês visando o fortalecimento no Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro.

A primeira edição do ECOB ocorreu no município do Rio de Janeiro e contou com o apoio de sua Entidade Executora, o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), instituição eleita para operacionalizar as ações do Fórum, e esteve alinhada ao Ano Internacional da Cooperação pela Água, declarado pela ONU, ao abordar o tema “Comitês de Bacia: Ponte para a Cooperação pelas Águas”. Foram 221 participantes.

A segunda edição ocorreu em São Pedro da Aldeia com o tema “Comitê de Bacia Hidrográfica - Articulador Político para Gestão das Águas”, com um público de 224 participantes.

Objetivos

1) Fomentar o debate sobre temas para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas.
2) Promover um espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento, além da exibição de casos de sucesso.
3) Ser um veículo propulsor à preparação dos Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses para o ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.
4) Fomentar o diálogo visando a qualificação para uma gestão efetiva das águas do Estado do Rio de Janeiro.

Público alvo

Tratando-se de um evento já consolidado com a repercussão dos eventos anteriores, nesta edição, a estimativa de público é de 400 participantes entre membros dos Comitês de Bacias do Estado, gestores públicos (federais, estaduais e municipais), empresas de saneamento, universidades, instituições da sociedade civil e demais interessados no tema.


Proxima Edição - Campos dos Goytacazes/RJ - 2016



Última Edição - Nova Friburgo/RJ - 2015




Fonte: http://forumfluminensecbh.eco.br/site/

--
Observatório Soberania Ambiental
Nosso Ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário